UMA HISTÓRIA COM MAIS DE 100 ANOS!

A primeira garagem e posto de abastecimento de combustíveis para automóveis na Póvoa de Santa Iria foi fundada por José Vitorino da Costa Alho, fervoroso Republicano e Carbonário, que era também industrial de galeras, e outros transportes, pouco depois de 1909. Esta bomba de combustível, que, inicialmente representava a marca Norte-Americana “VacuumOil” (que mais tarde daria lugar à designação de “Mobil Oil”), estava situada junto ao prédio da Família, na Rua da República nº17, que era, na altura, a via principal desta localidade, e ponto de passagem para quem seguia de Lisboa ao Porto. Algum tempo depois, a marca representada passou a ser a, também Norte-Americana, “Atlantic”.

 

Mais tarde, com a construção da Estrada Nacional 10, surgiu a necessidade de acompanhar o Progresso, e assim de criar um novo estabelecimento comercial junto a essa importante via. Foi assim que Manuel Gil Garcia, que entretanto se casara com a filha de José Alho, Fernanda, decidiram, em conjunto, e no início dos anos 40 do Século passado, construírem uma nova casa e uma nova garagem com posto de abastecimento de combustíveis. Nasceu assim a “Garagem da Bela Vista”, na Estrada Nacional 10, onde hoje ainda se encontra, por se situar no ponto mais alto da localidade, enquanto povoação, e de ter uma vista esplendorosa, onde se avistava todo o horizonte para Leste, desde as Lezírias, aos Mouchões, passando por toda a margem Sul, como Alcochete, Montijo, Moita e Palmela. Manuel Gil Garcia, seguindo a mesma linha do seu Sogro, seguiu com a representação da Atlantic.

 

Em meados dos anos 50 do século passado, a maior empresa europeia de combustíveis, a “BP” (BritishPetroleum), conseguiu convencer Manuel Gil Garcia a mudar. Foi neste período em que a BP mais se notabilizou na competição automóvel, com o patrocínio em massa das mais importantes corridas, desde as célebres 24 Horas de LeMans, à Fórmula 1, aos Ralis, e em geral aos Sport-Protótipos, criando uma estética muito particular que marcou uma época dourada naquele desporto. Em 1957, por ocasião da visita de S.A.R. a Rainha Isabel II a Portugal, o seu cortejo passou mesmo em frente às bombas de combustível da Garagem da Bela Vista, tendo, por indicação directa da Administração da BP, Manuel Gil Garcia, pintado todo o edifício de branco. Cumpre esclarecer que a Rainha Isabel II era a maior accionista da empresa petrolífera.

 

Em 1973, já por indicação e gerência efectiva do filho de Manuel Gil Garcia, José Pedro Lila Alho Gil, foi deliberada a preferência por uma companhia petrolífera nacional, que dispusesse de uma maior quota de abastecimento a veículos a gasóleo, tendo sido escolhida a Sonap. Desde então se manteve esta preferência que, actualmente ainda se mantém, visto que a “Galp” foi o produto da união das duas empresas petrolíferas nacionais, a Sacor, e a Sonap.

Em 1988 foi então criada a sociedade comercial “Garagem da Bela Vista, Manuel Gil Garcia, lda.”, com os sócios Manuel Gil Garcia, Fernanda Lila Alho Gil, José Pedro Lila Alho Gil, João Manuel Nunes Gil e José Pedro Nunes Gil.

 

A Garagem da Bela Vista tem vindo a desenvolver a sua actividade, não apenas no sector da comercialização de combustíveis líquidos e gasosos, mas também ao nível da realização de manutenção e reparação automóvel, com estação de serviço, revisões a automóveis, pre-inspecção, lavagem de estofos, polimento de faróis, lavagem de carros, manual, automática, e de “Self-Service”/Jet Wash, comercialização e assistência de todo o tipo de pneus e ainda de recolha de automóveis e outros veículos.

Em 2015 iniciou-se uma parceria com a Blacktire passando assim a fazer parte de uma rede de oficinas com mais de 700 pontos de venda na península ibérica.

As primeiras instalações da Garagem da Bela Vista. Ano 1909.
Vacuum Oil Company logo
A primeira bomba de gasolina na Póvoa de Santa Iria, representando a marca Atlantic. Anos 40.
Atlantic Gasoline logo
Garagem da Bela Vista, representando a marca BP. Anos 60
BP British Petroleum old logo
Garagem da Bela Vista
Sonap logo
Garagem bela  vista entrada.jpg
galp logo.png